segunda-feira, 7 de março de 2011

NOVELA REBELDE - ENTRETENIMENTO LIXO PARA PÚBLICO INFANTO - JUVENIL

"Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor..." Números 14.9

Estava assistindo a televisão, no canal da Rede Record, num dia desses junto com minha filha Eduarda de 3 anos, e eis que de repente surge o comercial com um rapaz fazendo a seguinte pergunta:
"- Eu sou rebelde. E você?"
O comercial tratava do anúncio de estreia da nova telenovela da Rede Record: REBELDE.
Essa novela não é nenhuma novidade aqui no Brasil. Quem não se lembra de que uns anos atrás tal telenovela foi exibida pelo SBT na versão mexicana. Para aqueles que já trabalhavam com crianças e adolescentes na época, é pai ou mãe e de alguma forma está inteirado no universo infanto-juvenil sabe que a apresentação de REBELDE foi uma febre nacional. Camisetas, estojos, mochilas, cadernos e vários outros com as fotos dos atores da novela eram vendidos nas lojas.
Agora a Rede Record de televisão vai reexibir REBELDE na versão brasileira.
A maioria dos canais de televisão tem suas programações elaboradas fora dos princípios da Palavra de Deus e cabe aos servos do Senhor selecionar aquilo que vamos deixar, ou não entrar em nossas casas. Digo isso porque é impressionante a quantidade de crianças que são filhos de pessoas que frequentam a Casa de Deus e que assistem programações que não edificam em nada, especialmente novelas.
Como voluntária no Ministério Infantil há alguns anos, já ouvi as crianças contarem com riqueza de detalhes sobre as tramas dessas telenovelas.
Após algum tempo trabalhando com os pequeninos passei a observar o que atrai a atenção deles, o que, de fontes tão variadas (televisão, video-game, convivência com outras crianças e adultos, revistas, etc.) eles aprendem de ensinamentos para suas vidas. Mas, agora como mãe minha atenção redobrou, pois é preciso um esforço grande para ensinarmos as coisas boas aos nossos filhos e nossos alunos.
Uma das estratégias que se vê na tv para fixar algo em nossas mentes é um tipo de repetição. Veja como certos comerciais chegam a nos enjoar de tanto que são exibidos.
Como disse no começo dessa postagem em uma das chamadas para a estreia da telenovela REBELDE na Rede Record o ator, ou a atriz dizem assim:
"- Eu sou REBELDE..."
Minha filha ao ver o comercial pela 2ª ou 3ª vez, quando no final no final é feita a pergunta ela repetiu o começo da mesma:
VEJA:
"EU SOU REBELDE. E VOCÊ?" , diz o ator ou a atriz
"EU SOU REBELDE." , repetiu minha filha.
Na verdade a repetição da frase que minha pequena de 3 aninhos fez tornou-se a resposta da pergunta. Vocês conseguem entender o quão maligno pode ser um simples comercial? Tanto que estou evitando que minha filha assista esse comercial para que não fique fazendo tal repetição.
Por isso decidi fazer essa postagem para chamar a atenção de Pais e Mães que seguem esse blog e de todos aqueles que trabalham na evangelização e ensino bíblico das crianças para trabalharmos o princípio da OBEDIÊNCIA sempre tão destacado na Palavra do nosso Deus.
Não creio que deva se chegar no encontro com as crianças e inicialmente falar para elas:
- Crianças não assistam a novela REBELDE!
Isso geralmente despertará o interesse e a curiosidade das crianças para o proibido e produzirá o efeito contrário aquilo que gostaríamos que elas fizessem.
Penso que devemos buscar na Palavra de Deus base bíblica para mostrar as crianças e adolescentes o quão prejudicial é ser REBELDE.
Estudar histórias bíblicas onde pessoas foram rebeldes e quais foram as consequências para as atitudes de rebeldia.
Gostaria que os seguidores desse blog deixassem no link de comentários (que fica no rodapé dessa postagem) exemplos de histórias bíblicas com suas respectivas referências que ensinem sobre o PECADO DA REBELIÃO. Colabore com a sua sugestão. É rápido e fácil! 

"Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. ..." 1° Samuel 15.23

5 comentários:

  1. Isaías 50.5 "O Senhor Deus me abriu os ouvidos, e eu NÃO FUI rebelde; não me retirarei para trás.

    Provérbios 17.11 "Na verdade o rebelde não busca senão o mal; afinal, um mensageiro cruel será enviado contra ele."

    O salmista Davi declara em sua oração o que acontece com aqueles que se rebelam à vontade do Senhor: "Amou a maldição; ela o surpreenda; não quis a bênção; ela se aparte dele." Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê uma Sabedoria especial para educarmos
    nossas cçs no caminho Dele!
    Vale lembrar que essa novela é mais um grande investimento de uma emissora pertencente a uma denominada igreja "evangélica".

    ResponderExcluir
  2. Nunca tal nos aconteça que nos rebelemos contra o SENHOR, ou que hoje nós abandonássemos o SENHOR, edificando altar para holocausto, oferta de alimentos ou sacrifício, fora do altar do SENHOR nosso Deus, que está perante o seu tabernáculo.
    Josué 22:29

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o rebelde não busca senão o mal; afinal, um mensageiro cruel será enviado contra ele.
    Provérbios 17:11

    ResponderExcluir
  4. Ricardo disse...
    ISAÍAS 65.2 ESTENDI AS MINHAS MÃOS O DIA TODO A UM POVO REBELDE,QUE ANDA POR CAMINHO, QUE NÃO É BOM, APÓS OS SEUS PENSAMENTOS.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo disse...
    PORQUE ESTE É UM POVO REBELDE, FILHOS MENTIROSOS, FILHOS QUE NÃO QUEREM OUVIR A LEI DO SENHOR. ISAÍAS 30.9

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS