AMIGOS DO MINISTÉRIO INFANTIL

sábado, 11 de fevereiro de 2012

PLANO DE AULA - ESCLARECENDO AS CRIANÇAS À LUZ DA PALAVRA DE DEUS SOBRE O CARNAVAL

Nesse mês de Fevereiro teremos esse feriado repugnante, abominável chamado de Carnaval.
Pensando na importância de esclarecer as crianças porque os cristãos não participam dessa Festa estive fazendo pesquisas na internet, peguei algumas sugestões que encontrei e elaborei um Plano de Aula que pretendo estar ministrando aos coraçõezinhos das crianças, no próximo domingo (dia 19/02/12).
Não adianta dizermos só para as crianças que elas não devem participar do Carnaval, pois a ótica dos pequeninos é que tal festa é só alegria.
Mas, nós precisamos aprender a esclarecer as crianças, numa linguagem acessível e compreensível, o porquê, que nós que pertencemos e professamos a fé em Jesus Cristo não compartilhamos de certas comemorações e costumes.
 O Molde para o Preparo dos Visuais me foram concedidos há um tempo atrás pela Pra. Gabriela P. Fiúza do blog Portal Sementinha Kids.
Elaborei a Lição Bíblica.



Tema: Alegrai-vos no Senhor!
Aula Especial para falar sobre o Carnaval

INÍCIO - MOMENTO DE CELEBRAÇÃO: Prepare louvores bem animados para começar essa aula, se possível, leve louvores que peçam para as crianças fazer gestos.
Sugestões: 
  • Festa de Louvor – Cd Cristina Mel for Kids
  • Pra Jesus Louvar – Cd Clube da Cristina Mel
  • Perna, Dedo, Mão – Cd Cristina Mel e os Vegetais
  • Rock Gospel – Cd Cristina Mel e os Vegetais
Essas são apenas algumas sugestões, mas você pode escolher muitas outras.

VERSÍCULO BÍBLICO: Prepare um cartaz, ou leia diretamente na Bíblia o Salmo 133.1, 3b:
“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! ... porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.”
Explique as crianças que quando nos reunimos para adorar a Deus de todo nosso coração o Senhor promete enviar sua bênção sobre nossas vidas.

PERÍODO DE ORAÇÃO: Peça que todos coloquem suas mãos sobre seus corações e fechem os olhos para orar. Antes de começar a Oração pergunte se alguma criança tem algum pedido de oração especial nesse dia.
Realize a Oração Inicial apresentando a aula ao Senhor, em nome de Jesus, para que seja frutífera, que cada criança aprenda os ensinos da Palavra de Deus e os coloque em prática.

LIÇÃO BÍBLICA:

Introdução
Hoje gostaria de conversar com vocês sobre uma festa que estamos vendo muito nesses dias na televisão. Os artigos para participar dessa festa já estão à venda nas lojas. E durante a próxima semana muitos adultos e crianças estarão aparecendo na televisão dançando nela em muitos lugares do Brasil.
Será que alguém sabe de que Festa estou falando? (Aguarde participações das crianças.)

Desenvolvimento
Isso mesmo! Estou falando da festa de Carnaval.
Quero mostrar a vocês que a Palavra de Deus (Levante sua Bíblia nesse momento diante das crianças. É muito importante que você sempre esteja com a Bíblia quando for ensinar a Palavra de Deus aos pequeninos.) nos mostra que o Senhor Deus é totalmente contra que nós participemos dessa comemoração.
Em 1ª Coríntios 6.20 diz assim:
“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
A Bíblia está dizendo que devemos usar nosso corpo para adorar a Deus.
O Salmo 103.1 diz:
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.” 
Durante os dias em que se comemora o Carnaval o que os adultos, e até mesmo as crianças fazem? (Aguarde participações.)
Infelizmente, pessoas dançam nuas, muitas bebem bebidas alcoólicas, que as fazem brigar (às vezes até matar), usam drogas, cantam músicas que louvam outros ídolos, enfim, fazem muitas coisas que são contrárias a Palavra de Deus.
As pessoas que praticam essas coisas, a Bíblia diz que não estão agradando a Deus.
Romanos 8.8:
“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.”
O Carnaval também é conhecido como a “Festa da Carne”.
(A palavra "carnaval" está relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval)
Mas, não é a carne que comemos junto na comida não.
Quando a Bíblia nos fala de “obras da carne” ela está querendo nos alertar de vários pecados que quando praticamos nos afastam de Deus.
O Senhor deixou uma lista com essas “Obras da Carne” que não devemos praticar.

(Para ilustrar as “Obras da Carne” e o “Fruto do Espírito” prepare um Coração grande em e.v.a, ou papel cartão ou cartolina vermelho que representará a vida de cada criança.
Dentro do coração você fixará o bichinho do molde abaixo, que deverá ser ampliado em tamanho grande (pode ser o tamanho de uma folha A4) que irá representar as “Obras da Carne” quando estiver ensinando sobre elas.
Para ensinar sobre o “Fruto do Espírito” prepare o Molde abaixo em tamanho grande, proporcional ao coração, dividido em 9 partes. Você deverá retirar o bichinho que representa as “Obras da Carne” e fixar as partes que representarão o “Fruto do Espírito” e ir colocando cada uma à medida que for lendo na sua Bíblia.)
Para que vocês entendam bem direitinho eu preparei esse bichinho que irá representar essas obras.
Leia Gálatas 5.19-21:
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissenssões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.”
Vocês ouviram direitinho quais são as Obras da Carne? Encontramos essas Obras no Carnaval crianças? (Essas perguntas servirão para você avaliar se as crianças entenderam.)
O Senhor Deus também deixou escrito na Sua Palavra as atitudes que devem existir na vida de quem afirma que é filho Dele.
Essas atitudes juntas é como se fossem um único fruto.
Leia Gálatas 5.22:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

Conclusão
A Bíblia diz em Salmo 1.1:
“Feliz a pessoa que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores.”
Você será feliz se obedecer a Palavra de Deus!
Devemos festejar sim! Dançar e louvar somente o Único que é digno e merecedor de ser adorado: Jesus!!!
“Louvarei ao Senhor em todo tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.” Salmo 34.1

Depois de ensinada a Palavra de Deus você poderá levar o cd ou dvd PARA ADORAR AO SENHOR   do Crianças Diante do Trono e colocar a canção TEMPO DE FESTA para as crianças louvarem mais um pouco a Deus.  

SUGESTÃO PARA O LANCHE: Se na sua Região tem feito um calorão que tal preparar um lanche refrescante para a turminha? Prepare copinhos com Gelatina, ou então Picolés, ou quem sabe copinhos deliciosos de Sorvete.

8 comentários:

  1. Paz do Senhor!Adorei e também vou ministrar essa aula na terça feira 15/02

    ResponderExcluir
  2. gostei muito!!esta lição vai mim ajudar bastante será uma aula muito produtiva pode ter certeza. agradeço a Deus por ter dado sabedoria na elaboração desta lição. fique na paz!

    ResponderExcluir
  3. nossa amiga gostei bastante desse assunto é interessante mesmo que as crianças não entendam claramente o q é carnaval. é bom alerta-los q não agrada a DEUS.bjs paz do senhor

    ResponderExcluir
  4. Adorei amadinha como tudo q tem por aqui q é de muito bom gosto e q realmente atinge as nossas crianças... a paz de cristo

    ResponderExcluir
  5. Olá Karolline,amei seu blog,cheio de amor....
    PARABÉNS!!!
    Te ofereço com carinho oselo de aprovação do bloh (pegar no meu blog na parte superior na aba ofereço), vc merece!!
    mil bjs

    ResponderExcluir
  6. Puxa!!! Fiquei muito feliz em visitar o seu cantinho Karol, esse estudo é muito bom. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  7. amei este estudo e muito importante para as nossas crianças pois Deus se agrada que ensinemos aos nossos pequeninos a luz dapalavra deus para eles deus abençoe suas ideias

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS