quarta-feira, 30 de abril de 2014

Ministério Infantil de Mãos dadas com a Família - Culto Doméstico com Crianças da Educação Infantil

Participando da nossa mais nova seção "Ministério Infantil de mãos dadas com a Família" recebi um email da mamãe Daiani C. Prates


"Olá Karol, 
Acabei de conhecer seu blog, nem olhei muita coisa ainda, mas já fiquei super encantada com o trabalho. Gostaria de pedir uma ajuda pra você se possivel.
Eu tenho um filho de 3 anos, e estou afastada da igreja há muito tempo, mas estou voltando agora justamente por sentir a necessiadde de criar meu filho nos caminhos do Senhor.
Bom, mas o que eu gostaria muito é de poder fazer algo com ele em casa todos os dias quando volto do trabalho, um momento de ensinamento sabe, trabalhar historias da biblia e brincar com ele fazendo alguma atividade relacionada à historia, para ir ensinando à ele sobre Deus e a orar, pois ele apresenta muita resistencia quando começo a falar Deus, não o interessa.
Claro, ele ainda tem 3 anos, mas acho que não estou sabendo como fazer.
Você poderia me passar alguma atividade, algum modelo para eu saber como começar? Qual a primeira historia e como devo fazer? Enfim, no que puder me ajudar a começar este hábito de "culto doméstico" com ele ficarei muito grata.
Grande Abraço " - Daiani C. Prates

Primeiro louvo a Deus amada Daiani por você estar sentindo essa necessidade de estar no átrios do Senhor. Viemos de Deus, nós seres humanos fomos criados a Sua imagem e semelhança, então não é possível viver bem, pleno e feliz longe do Criador!
Deus é o melhor exemplo de Pai que eu conheço e que pode nos ajudar nessa missão que tantas vezes se apresenta para nós como um verdadeiro desafio!
A faixa etária do seu pequeno é ideal para começar a lançar a preciosa semente da Palavra de Deus.
As crianças podem aprender muito sobre Deus desde o ventre!
Parece que foi ontem que vi minha pequena Eduarda com seus três aninhos, dando seus primeiros passinhos nas orações, cantando de maneira engraçadinha os louvores que aprendia, contando com seu vocabulário ainda limitado as histórias bíblicas que aprendia na Escola Bíblica e nos dvd's que sempre assistia.
Então, eu entendo e consigo sentir amiga Daiani seu desejo e preocupação de transmitir os verdadeiros e importantes valores para seu filhinho!
Com certeza que existem coisas que você pode fazer todos os dias em casa com seu filho que o ajudará conhecer a Deus.
Quando minha filha Eduarda começou a falar comecei a estimulá-la a orar agradecendo pelas coisas que "Papai do Céu" tinha nos dado. 
Eram orações assim: "Meu Deus obrigada pelo papá." À noite como ela ainda não tinha o costume de fechar os olhinhos para orar ela olhava para o quarto e ia listando para Deus tudo o que tinha no quarto: "Meu Deus obrigada pela porta, pela janela, pela minha cama, por meu brinquedo, pela televisão, pela parede,..." E assim a lista era grande.
Houve dias em que até pensei em interrompe-la para que ela não orasse assim, mas o Senhor me mostrou duas coisas:
Primeiro que uma criança não irá orar como um adulto, ela enxerga as coisas de maneira diferente de nós. Segundo ponto que Deus me alertou foi agradecer pelas coisas que julgamos pequenas e sem tanta importância.
Um dia enquanto a Eduarda orava pela parede fiquei pensando o que seria morar numa casa sem paredes! 
A oração é algo que eu aconselho você fazer todos os dias com seu filho: quando acordar, se for possível, quando for se alimentar e antes de dormir, pelo menos esses três períodos trabalhando a prática da oração com a criança, fazendo junto com ela, lhe estimulará a falar com Deus, estar em contato com Ele.


Veja sugestões de recursos, louvores, livros entre outros sobre Oração clicando no link a seguir:

Aqui no blog já postei várias sugestões de dvd's com mensagens bíblicas, uns musicais e outros com histórias bíblicas. Para a faixa etária do seu filho indico os musicais, pois observei que esse eram os que mais chamavam a atenção da minha filha.
Você também pode estar adquirindo cd's com louvores para crianças que fale das coisas de Deus. Muitas vezes coloquei e ainda coloco louvores para dançar com minha filha. Os louvores podem ser colocados durante o tempo em que a criança estiver brincando. O papai, a mamãe pode cantar louvores enquanto arrumam a criança para sair, durante o trajeto para a escola e em outros momentos do dia.  


Veja sugestões de Cd's e Dvd's para as Crianças clicando nos links a seguir:

Com relação a realização do Culto Doméstico, o ideal seria que o realizássemos todos os dias em nossas casas, mas a gente sabe que nossa realidade de compromissos e afazeres nem sempre nos permite um tempo de qualidade com nossos filhos como gostaríamos, porém não podemos pegar o "barco do comodismo" e não separar nenhum tempo para orarmos, meditarmos na Palavra de Deus e o louvá-lo em nossa casa, em família.
Culto Doméstico precisa ter 3 coisas essenciais: 
Oração, Leitura da Palavra e Louvores.



A Bíblia nos diz em Deuteronômio 6.5-9:
"Amarás, pois o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.
E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas."
Muitas vezes o interesse das crianças pela Bíblia fica diminuído, porque quem vai ministrar a elas pensa que elas são como os adultos e tem o mesmo tempo de atenção que um adulto tem para ouvir uma história bíblica, ou um ensinamento da Palavra de Deus.
As crianças tem seu tempo de atenção por um assunto menor que os adultos, mas isso não as impede de aprender a Palavra de Deus se esta lhes for apresentada de maneira interessante. 
Para ensinar a Palavra de Deus para uma criança de 3 aninhos poderá ser utilizada uma Bíblia Ilustrada. Hoje temos muitos exemplares diferentes disponíveis nas lojas.
Para essa faixa etária indico Bíblias com ilustrações simples e textos curtinhos e de linguagem fácil.
Bem, espero com essas sugestões ter lhe ajudado de alguma forma querida mamãe Daiani Prates.
Que o Senhor nos ajude em nossa missão de MÃE.

terça-feira, 29 de abril de 2014

AMIGOS MBIV - Maquete do Jardim do Éden por Alexandra Barbosa

Para ensinar as crianças sobre Adão e Eva no Jardim do Éden, a voluntária de Ministério com Crianças, Alexandra Barbosa confeccionou uma maquete do Jardim do Éden. 
"E plantou o Senhor Deus um JARDIM NO ÉDEN, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado." (Gênesis 2.8)






Quer compartilhar com a gente algum Recurso Didático que você preparou para suas aulas bíblicas com as crianças?
Sua participação é muito bem vinda aqui na seção AMIGOS MBIV.
Envie suas fotos para karolpoerner@gmail.com
"Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te!" Isaías 41.6

segunda-feira, 28 de abril de 2014

AMIGOS MBIV - Maquete de Jesus na Santa Ceia com seus Discípulos por Alexandra Barbosa

Que Alegria! Mais uma postagem na seção AMIGOS MBIV.
A seção AMIGOS MBIV (Ministério Bíblico Infantil Virtual) foi criada para que irmãos em Cristo, voluntários de Ministério com Crianças possam compartilhar aqui suas idéias, sugestões e Recursos Didáticos que confeccionam para suas aulas.
Já disse para minha querida irmã e parceira de Ministério com Crianças, Alexandra Barbosa, que ela já virou sócia por aqui. (rsrsrsrsrs)
A irmã Alexandra Barbosa para ensinar a Lição Bíblica de Jesus na Santa Ceia com seus Discípulos preparou essa mini maquete da cena principal dessa historia bíblica.
Ficou muito legal!


Você já fez também uma maquete, ou quem sabe um fantoche, um versículo visualizado, um Cântico ou qualquer outro Recurso Didático interessante e gostaria de compartilhar conosco?
Será um prazer tê-lo aqui na seção AMIGOS MBIV!
É só enviar suas fotos para karolpoerner@gmail.com

"Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te!" Isaías 41.6

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Aula "Recursos Pedagógicos" no Curso Preparatório para Voluntários de Ministério Infantil na IIGD - Niterói_Sede Regional

Com grande alegria e satisfação é que no sábado, dia 12 de Abril de 2014, participei ministrando uma das aulas do Curso Preparatório para Voluntários de Ministério Infantil na Igreja Inter. da Graça de Deus - Niterói/RJ (Sede Regional) pastoreada pelo Pastor André Oikawa.
À convite da Coordenadora do Departamento Infantil, irmã Fabiana Rios, estive trabalhando o tema "Recursos Pedagógicos no Ensino Bíblico".


 Antes de aprendermos sobre os Recursos que podemos utilizar durante os encontros bíblicos com as crianças compartilhei com os irmãos uma Mensagem que o Senhor colocou em meu coração: "Vamos alimentar as Crianças com o Pão da Vida! "


Como a aula que ministrei foi sobre Recursos Pedagógicos levei alguns dos diversos que podemos utilizar para ensinar a Palavra de Deus as crianças.

A Lição Bíblica, que é aquele Período do encontro com as crianças em que lhes transmitimos as verdades da Palavra de Deus que devem ser aplicadas a nossa vida, deve ser preparada com muita dedicação. 
Para esse Período são muitas as possibilidades e eu mostrei algumas.





Algumas irmãs vieram até a frente da classe para aprender e praticar alguns Cânticos Bíblicos para ensinar as crianças.

Aproveitamos a oportunidade para abordarmos o tema "Páscoa Bíblica" e essa Sacolinha foi uma das sugestões que apresentei para confeccionarmos como lembrancinha para a data.

A Bíblia nos diz em 2ª Timóteo 3.15:
"E que, desde a tua meninice, sabes as Sagradas Letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus."
Abordamos a importância de confeccionarmos Recursos que nos ajudem no Período de Memorização de Versículos Bíblicos durante as aulas.


Na parte final da aula foi realizado um Workshop com base no Plano da Salvação - A Mensagem mais Importante. 
Utilizei o Recurso Bíblico Didático , "Livro Sem Palavras em e.v.a - Tamanho Grande" para falar do Plano da Salvação e depois confeccionamos a Luvinha  e Marcadores de Páginas com o Plano da Salvação.







Foi muito lindo ver o pessoal trabalhando com bastante animação e entusiasmo para confeccionar seu Recurso.






Agradecimentos:
Agradeço ao Pastor André Oikawa pela oportunidade.
Agradeço ao meu Pastor Carlos Rodrigues por todo apoio de sempre!
Obrigada a irmã Fabiana Rios pelo convite. Deus a abençoe também em sua liderança na E.B.I.G da Igreja Inter. da Graça de Deus de Niterói (Sede Regional).
Obrigada também aos meus irmãos em Cristo Leandro e Jaqueline Zanatta que me ajudaram com as fotos.

"Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;" Romanos 12.7

Ministério Infantil merece EXCELÊNCIA!!!

Leve essa e/ou outras Palestras para seu Ministério Infantil



quarta-feira, 23 de abril de 2014

Celebração de Páscoa 2014 - E.B.I.G de Itaipú / Niterói RJ "JESUS É NOSSA DOCE PÁSCOA"

No dia 20 de Abril de 2014 realizamos no Ministério Infantil da Igreja Inter. da Graça de Deus - Itaipú / Niterói a Celebração de Páscoa 2014.
Estamos vivendo um período onde nossa Igreja trocou de imóvel e o novo templo está em fase de obras. Por conta das obras estamos com nossas atividades com as crianças um pouco limitadas, mas em momento algum paralisadas. 
A equipe da E.B.I.G de Itaipú / Niterói RJ continua trabalhando para ensinar a Palavra de Deus aos pequeninos.

Nossa Celebração de Páscoa 2014 teve como tema "JESUS É NOSSA DOCE PÁSCOA".
Peço desculpas, pois em meio a correria acabei esquecendo de colocar o acento na palavra "Páscoa"

Iniciamos nossa Celebração de Páscoa 2014 orando e depois a irmã Luana trouxe um cântico novo para ensinar as crianças: "Trem das Boas Novas".


Depois de alegrarmos nosso coração na presença de Deus trouxe a Mensagem Bíblica Especial nesse dia: "Aprendendo com a Cruz."
Quero relatar rapidamente o testemunho da criação desse Recurso Bíblico Didático. 
Durante a semana que antecedeu esse encontro com as crianças, enquanto estudava a narrativa bíblica da Crucificação de Jesus Cristo, o Senhor me trouxe ao coração o Plano da Salvação. 
Na mesma semana confeccionei uma encomenda para uma cliente da já conhecida ministração da Caixa Presente, que ao se abrir forma uma Cruz com o nome de Jesus. Aí o Senhor me deu a ideia de preparar o Plano de Salvação no formato da cruz.
Deus ministrou muito ao meu coração enquanto escrevia o esboço.
Fui apresentando o Plano de Salvação conforme fui contando a narrativa bíblica da Crucificação de Jesus Cristo.




Durante a semana orei e pedi que o Senhor trabalhasse nos corações daquelas crianças que ainda não entregaram suas vidas a Jesus. Pedi a Deus também que Ele trouxesse crianças novas a nossa classe.
No momento em que fiz o convite para receber o Senhor Jesus Cristo, algumas crianças se levantaram, mas depois de orientar os pequeninos ao que realmente eles estavam fazendo dois meninos permaneceram de pé. 
Fiquei muito feliz porque uma das crianças que pensei e orei por ela durante a semana decidiu entregar sua vida a Jesus.
É importante explicarmos as crianças o que significa "receber Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas".  


No final da nossa Comemoração as crianças participaram de um delicioso lanche que foi preparado pelas irmãs voluntárias do Ministério Infantil e ganharam uma Sacolinha de t.n.t. com doces e que foi confeccionada pelas irmãs Jaqueline Zanata e Damiana Barbosa.
Quero deixar registrado aqui o nosso agradecimento especial a irmã em Cristo e obreira da Casa do Senhor, dona Kátia, que preparou deliciosos brigadeiros para esse lanche.


Agradeço a Deus por tudo de maravilhoso que Ele tem realizado no Ministério Infantil da Igreja Inter. da Graça de Deus em Itaipú - Niterói RJ.
Obrigada Senhor pelas bênçãos que tem derramado na vida de nossas crianças.
Agradeço ao nosso Pastor Carlos Rodrigues por todo apoio e prioridade que tem dado ao Ministério Infantil no decorrer das obras da Igreja.
Deus abençoe toda equipe da E.B.I.G de Itaipú - Niterói RJ!

terça-feira, 22 de abril de 2014

AMIGOS MBIV - Evangelismo Infantil com amiga Rosana Melo

A querida irmã em Cristo Rosana Melo, que é uma evangelista de crianças, encomendou seu Avental Personalizado.
Ela compartilhou comigo essas fotos usando seu Avental Personalizado num Evangelismo Infantil que realizou no bairro de Charitas, próximo a sua Igreja, na cidade de Niterói.



Ela ficou linda com seu Avental!
Obrigada amiga Rosana por compartilhar conosco essas lindas imagens! Que o Senhor te abençoe e continue te usando para ganhar muitas crianças para Ele!
Você encontra o Avental Personalizado entre outros Recursos Bíblicos Didáticos no ATELIÊ KAROL POERNER. 

domingo, 20 de abril de 2014

Ressurreição de Jesus Cristo - Atividades Diversas



Essas duas Atividades acima que encontrei na net pertencem ao Bloco de Atividades de Pré - Primários  
A VIDA DE JESUS E SEUS ÚLTIMOS DIAS  da EDITORA CRISTÃ EVANGÉLICA. 




AMIGOS MBIV - Visuais da Criação do Mundo por Alexandra Barbosa

Eu gosto muito quando tenho a participação de amigos e irmãos em Cristo que partilham deste mesmo amor e chamado que tenho: ganhar crianças para Jesus!
Trabalhando o tema "Criação do Mundo" minha querida irmã em Cristo e parceira no Ministério com Crianças, Alexandra Barbosa confeccionou para ensinar esta Lição Bíblica visuais em papel cartão e cartazes para a turminha de Maternal - Jardim.
É de grande importância a utilização de Recursos Visuais nas variadas partes da programação com as crianças.


 


Agradeço a irmã Alexandra Barbosa por contribuir com esse blog. 
Desde já quero dizer que ela está virando sócia por aqui, pois estarei postando mais materiais confeccionados por ela nas próximas postagens.

Criei a seção "AMIGOS MBIV" para poder compartilhar o que voluntários de Ministério com Crianças tem realizado com seus pequeninos em seus encontros com eles.
Se você ainda não participou dessa seção e gostaria de compartilhar conosco materiais que você elaborou terei a imensa a alegria de receber suas fotos e postar aqui para que todos vejam como o Senhor tem te abençoado.
Participe da seção "AMIGOS MBIV" enviando para meu email karolpoerner@gmail.com
Será uma honra tê-lo aqui conosco!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Cartõezinhos para acompanhar Lembrancinhas de Páscoa

Estava pesquisando cartõezinhos que pudessem acompanhar a Sacolinha que vamos presentear as crianças como lembrancinha da Celebração de Páscoa - 2014 e encontrei esses abaixo que acho que podem servir para alguém que também precise.


Imagem encontrada no Portal Sementinha Kids

Acesse o site dessa turminha Linda Mig&Meg


POSTAGENS MAIS VISITADAS